CITAÇÕES PARA REFLETIR

"O meio mais seguro, ainda que o mais difícil, para prevenir os delitos é aperfeiçoar a educação, assunto demasiado vasto e que ultrapassa os limites que me impus. Ainda, ouso dizer que ele está intrinsecamente ligado à natureza do governo, razão para que seja um campo estéril, só cultivado por alguns poucos sábios". (Cesare Beccaria, 2002, 106-07)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Lançamento da Portaria para criação do regimento da E. E. São José / Instituto de Administração Penitenciária do Amapá


Nesta terça-feira, 14 de junho,o diretor da Escola Estadual São José, Prof. Raimundo Aldo Siqueira assinou a portaria de nomeia Comissão de Estudos para elaboração do Regimento Interno da E.E.S.J


A referida comissão terá a responsabilidade de discutir e estudar a primeira versão do regimento interno, o qual foi elaborado na gestão escolar na Profa. Lisete Clemente. Posteriormente, o documento será colocado para apreciação e votação pelo corpo docente, técnico e discente para entrar em vigor.

Contato: eesj.ap@gmail.com

sábado, 11 de junho de 2011

I Conferência de Educação e Segurança no Sistema Penitenciário Amapaense: Discutindo propostas para construção do Plano Estadual de Educação Prisional

             Esta sendo realizada a fase de licitação para realização da I Conferência de Educação e Segurança no Sistema Penitenciário Amapaense: Discutindo propostas para construção do Plano Estadual de Educação Prisional, organizada pela Equipe Técnica da Secretaria de Estado da Educação / Núcleo Educação de Jovens e Adultos e consultoria contratada com recursos e apoio do MEC / SECADI / Programa Educando para a Liberdade.
             A conferência vem sendo planejada pela SEED/NEJA, com a participação do corpo docente da Escola Estadual São José / Instituto de Administração Penitenciária do Amapá , os quais apresentaram sugestões de temas para a programação. Em breve será definido data de realização e local. O evento terá como conferencista o Prof. Dr. Roberto da Silva (FEUSP) e convidados que coordenarão os painéis temáticos do Curso de Formação Educação e Segurança em Instituição Penitenciária e Instituição de Medida Socioeducativa.

METAS DA CONFERÊNCIA:

1. Capacitar 50 (cinquenta) docentes e 70 (setenta) educadores e agentes penitenciários que atuam na Educação de Jovens e Adultos no Sistema Penitenciário do Amapá.

2. Produzir material audiovisual sobre as temáticas desenvolvidas.

3. Discutir proposta para elaboração do Plano Estadual de Educação Prisional.


Conforme planejamento da equipe técnica do evento, estão previstos para a programação:


1o D I A: Cerimônia de abertura. Autoridades convidadas, sociedade civil e participantes.

• Conferência de Abertura.

•Socialização de experiências na oferta da educação na Escola Estadual São José e Escola Estadual Elcy Lacerda.


2o, 3o e 4o D I A S: Curso de formação: Educação e Segurança em Instituição
Penitenciária e Instituição de Medida Socioeducativa.

Painel Temático. Humanização e Direitos Humanos no Sistema Penitenciário Amapaense para a oferta da educação formal e não-formal.

• GT1: Escola no cárcere: problemas, dilemas e tensões
• GT2: (Re)socialização e Prisonização: teoria, utopia ou realidade
• GT3: Valorização da remissão de pena pelos estudos

•Painel Temático: Políticas Públicas e Valorização das Práticas Educativas como instrumento motivador em contextos de reclusão.

• GT1. Segurança no local de trabalho
• GT2. Formação profissional especializada
• GT3. Remuneração, sem gratificação de risco de vida

• Painel Temático. Como trabalhar com os distúrbios emocionais causados pelo uso de substâncias psicotrópicas na Escola Estadual São José e Escola Estadual Elcy Lacerda.

• GT1. Assistência psicológica
• G21. Comando de incidentes
• GT3. Gerenciamento de crise psicotrópica

5o D I A: Encerramento.

• Atividade de Divulgação: Associção de Docentes de Escolas nos Cárceres / Argentina e Grupo de Estudos Direitos Humanos e Educação Penitenciária / Amapá: Missão, ações e inscrições de membros.

Plenária final: Votação das propostas dos painéis temáticos que subsidiarão a construção do Plano Estadual de Educação Prisional e apresentação cultural.

MAIS INFORMAÇÕES:

EQUIPE TÉCNICA DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO / NÚCLEO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - SEED / NEJA
Grupo de Trabalho: Educação em Instituição Penal e Instituição de Medida Socioeducativa (Profa. Francsica Costa, Lisete Clemente, Solange Barreto e Vanilza Mota)
Telefone: (096).3131.2269  - SEED / NEJA    e   Celular: (096).9902.1283 - Profa. Francisca Costa

Contato com BLOG VOZES DA PRISÃO:
elianevasquez@gmail.com


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Escola Estadual São José foi beneficiada com acesso à internet

A Escola Estadual São José – EESJ / IAPEN foi beneficiada através de projeto federal com acesso a internet, com prestação de serviço pela Empresa OI, segundo informação da coordenadora pedagógica Walnouza Gonçalves de Souza.

Escola Estadual São José, localizada na área interna do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá

O serviço de internet foi inicialmente instalado na sala de coordenação pedagógica da EESJ, sendo que o acesso à internet será disponibilizado em breve em outros ambientes da escola, como a sala de informática, que é um espaço físico que permite a interação de um maior número de professores, estudantes ou cursistas, sala da direção e sala dos docentes.

Walnouza Gonçalves de Souza e Mirian Valente acessando a internet

A disponibilidade da internet no ambiente escolar é fundamental para a sistematização dos diários de classe pelos professores, realização de planejamentos e cursos de extensão/especialização, o que agora é possível também por meio de cursos à distância ao corpo discente ou docente, além do fato da plotagem do Blog Vozes da Prisão da EESJ poder ser efetivado na escola.

Fonte: EESJ/Setor Administrativo/Coordenação de Projetos, 2011
(Crédito das fotos).

Contato: eesj.ap@gmail.com

terça-feira, 7 de junho de 2011

Chegada de livros do PNLD EJA 2011 na Escola Estadual São José

Amostra de livros novos do ensino médio por Denilson Jether Sampaio do Nascimento

O acervo bibliográfico da EESJ recebeu novos livros didáticos para Educação de Jovens e Adultos em Estabelecimento Penal, com ênfase a Alfabetização, Ensino Fundamental e Médio, em 26 de maio de 2011, com objetivo de suprir a demanda escolar.
O encaminhamento foi através do Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos - PNLD EJA 2011 por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI / MEC), conforme informações da Carta-Circular N. 001/2011 - CGPLI/DIRAE/FNDE.

Livros novos do ensino fundamental e alfabetização

Professora Tatiana analisando o livro de português do ensino médio

A atualização do acervo da biblioteca da Escola Estadual São José era bastante esperado pelo corpo docente e discente, pois os livros didáticos são um recurso pedagógico indispensável para o processo ensino aprendizagem, incentivo a leitura e realização de pesquisas, em fim, contribuindo para as atividades culturais no sentido amplo.

Alguns livros de física e matemática do ensino médio sendo mostrados por Denis Moraes de Sá

Fonte: EESJ/Setor Administrativo/Coordenação de Projetos, 2011
(Crédito das fotos).

:)

Contato: eesj.ap@gmail.com