CITAÇÕES PARA REFLETIR

"O meio mais seguro, ainda que o mais difícil, para prevenir os delitos é aperfeiçoar a educação, assunto demasiado vasto e que ultrapassa os limites que me impus. Ainda, ouso dizer que ele está intrinsecamente ligado à natureza do governo, razão para que seja um campo estéril, só cultivado por alguns poucos sábios". (Cesare Beccaria, 2002, 106-07)

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

I CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL DE RORAIMA


Aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto de 2011, a I Conferência de Educação no Sistema Prisional de Roraima, com objetivo de discussão e elaboração de propostas para a produção do Plano Estadual de Educação do Sistema Prisional de Roraima, organizada pela equipe técnica da Divisão de Educação de Jovens e Adultos / Secretaria de Educação, Cultura e Desportos - DIEJA/SECD-RR.




Durante o evento realizaram-se sobre os temas (A importância da escola pública no desenvolvimento de projetos preventivos - Dra. Lenir Rodrigues Luitgards Moura - SECD-RR, Políticas Públicas para Educação Prisional no Brasil: Debates e ações para construção de planos estaduais -  Msc. Eliane Leal Vasquez -  PUC/SP e Msc. Edmar Souza das Neves - USJT/SP, Os desafios do gestor educacional de educação de jovens e adultos no sistema prisional do Estado de Roraima - Msc. Edna Rodrigues de Moura - UTAD/Portugal e História da educação no Sistema Prisional de Roraima, Jackson Ferreira Oliveira - UPAP/Paraguai; grupos discussão (GD1. Direitos humanos, educação e cidadania, GD2. Prisonização do servidor penitenciário e das pessoas presas no contexto da educação penitenciária, GD3. Educação penitenciária: refém da segurança nas prisões ou da educação de jovens e adultos, GD4. O papel das instituições sociais para a educação penitenciária); relatos de experiência (Educar para ressocializar - Francisco de Sousa Silva - EEAFS/PAMC, Programa Mulheres Mil da IFRR - Sinome Pires Lopes - CPF/Anexo I da PAMC; plenária final e outras atividades.   




Partindo dos resultados parciais, a equipe técnica da DIEJA/SECD-RR e consultores iniciarão a etapa de sistematização do Plano Estadual de Educação do Sistema Prisional de Roraima, o qual está previsto a sua conclusão até o final deste ano. É importante ressaltar que a elaboração do referido documento terá como base, a coleta de dados realizada por meio de entrevistas, registros fotográficos, propostas elaboradas e aprovadas na plenária final da conferência, além da análise de documentos relacionados com a temática em nível nacional e local.

Maiores informações: DIEJA / SECD-RR
Crédito das fotos: Registro oficial pela DIEJA / SECD-RR, 18 a 19 de agosto de 2011.
Local do evento: Auditório da Escola Estadual Barão de Parima.