CITAÇÕES PARA REFLETIR

"O meio mais seguro, ainda que o mais difícil, para prevenir os delitos é aperfeiçoar a educação, assunto demasiado vasto e que ultrapassa os limites que me impus. Ainda, ouso dizer que ele está intrinsecamente ligado à natureza do governo, razão para que seja um campo estéril, só cultivado por alguns poucos sábios". (Cesare Beccaria, 2002, 106-07)

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Redenção realiza fórum sobre educação penitenciária

"       Aconteceu no Auditório da Universidade Estadual do Pará-UEPA, no Polo de Redenção, o Fórum de Discussões da Educação Penitenciária, organizado pelo SUSIPE e Secretaria Estadual de Educação do Pará-SEDUC.
         O evento contou com a participação de alunos da UEPA e integrantes da sociedade civil e organizada de Redenção, bem como representantes da Pastoral Carcerária da Igreja Católica e de outras denominações religiosas. O objetivo principal do encontro, foi levantar questionamentos e apresentar proposta para a Construção do Plano Estadual de Educação nas Prisões, que serão apresentados no Fórum estadual que acontecerá em Belém ainda este mês.
     Após a exposição dos eixos temáticos, os participantes, entre eles alguns encarcerados, que participam do Programa de Educação no Cárcere no Centro de Recuperação Regional de Redenção, apresentaram propostas que serão apresentadas no Fórum estadual.
Para Lindomar Espindôla, coordenadora do projeto e representante da SUSIPE, o evento em Redenção possibilitou o encontro de educadores e representantes da sociedade civil e encarcerados, que apresentaram propostas para a melhoria da prática da educação dentro das prisões do Estado. De acordo com a coordenadora, a educação tem sido um fator de transformação na vida de muitos detentos.
      'Somente através da educação é que podemos mudar a história e a vida daqueles que hoje, se encontram encarcerados, a educação pode promover essa mudança, basta oferecermos essas oportunidades àqueles que não a tiveram quando estavam em liberdade', disse Lindomar Espindôla .
    O secretário Municipal de Educação Vanderly Moreira, disse que a Secretaria Municipal de Educação de Redenção, tem essa preocupação, por isso oferece oportunidades de estudo àqueles que se encontram encarcerados.
     'A prefeitura desenvolve um projeto educacional dentro do Presídio, onde mais de 40 detentos estão estudando com professores que integram o quadro de servidores da rede municipal de educação, além de todo o material didático, queremos atingir um número maior de alunos ainda este ano', disse Vanderly Moreira .
     Para o detento M.C.S, que participou dos debates juntamente com outros companheiros de cárcere, ‘‘ a ideia de que o detento é um monstro já está ultrapassada, para ele, que está cursando a modalidade EJA- Educação de Jovens e Adultos, em Redenção, a educação transforma a vida do ser humano, além de aproximar o sujeito da sociedade’’.
Fonte: Redação Folha
Data: 9/14/2012".