CITAÇÕES PARA REFLETIR

"O meio mais seguro, ainda que o mais difícil, para prevenir os delitos é aperfeiçoar a educação, assunto demasiado vasto e que ultrapassa os limites que me impus. Ainda, ouso dizer que ele está intrinsecamente ligado à natureza do governo, razão para que seja um campo estéril, só cultivado por alguns poucos sábios". (Cesare Beccaria, 2002, 106-07)

sábado, 2 de julho de 2011

Lançamento de livro: Sociedade Cativa no Centro de Cultura Franco Amapaense

Mesa de Abertura: Alzira Nogueira (SEAMA), Maura Leal da Silva (UNIFAP), Eliane Leal Vasquez (PUC-SP / EESJ / IAPEN) e Raimundo Aldo Siqueira (EESJ / IAPEN).

Aconteceu em 30 de junho de 2011, o lançamento do livro SOCIEDADE CATIVA. Entre Cultura Escolar e Cultura Prisional: Uma incursão pela ciência penitenciária no Centro de Cultura Franco Amapaense. A obra é resultado de pesquisa de mestrado em História da Ciência defendida pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). O tema da pesquisa trata sobre as origens da educação penitenciária no Brasil e sua implantação no sistema penitenciário amapaense, discussão a qual a autora localiza na interface entre a ciência penitenciária, direito penitenciário e história da execução penal. Destaca-se que a pesquisa teve apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e do Governo do Estado do Amapá.

Ubiratan D'Ambrosio (2010) que prefaciou o livro avalia que "(...)A análise da autora traz importantes considerações sobre uma grave preocupação da sociedade brasileira, que é a criminalidade. Ao fazer um descrição pungente do dia-dia-a da vida prisional, Eliane sugere ao leitor reflexões sobre a legislação que regulamenta o sistema de punição a atos criminosos. Este livro é uma excelente contribuição à literatura em questões sociais da maior atualidade".

Alzira Nogueira da Silva (2010) que posfaciou a obra, considera que: "(...) O livro é um mergulho na cultura da prisonização e convida à reflexão crítica, instigando novos olhares sobre a realidade e novas possibilidades analíticas sobre a criminalidade e a educação no cotidiano dos sujeitos sociais que vivem no cárcere".

Rogério Castelo (2011) que esteve no lançamento, postou Blog Amapá, Minha amada terra!!! sobre o livro que trata de: "Um estudo sobre a educação escolar no sistema penitenciário. Eliane fez uma análise fundamentada desde a época do império até o sistema carcerário no Amapá hoje, algo inédito na literatura acadêmica. Esse estudo mostra essa realidade e sugere reflexões no assunto(...).



Rogério Castelo e Eliane Vasquez

O evento contou com apoio de divulgação: Blog da Associação dos Escritores Amapaenses,
Blog Vozes da Prisão da Escola Estadual São José, Grupo Educadores en Contextos de Encierro / Facebook / Pedro Ferrari, Pastoral Carcerária Nacional e Regional Amapá, Twitter da PUC-SP ( Prof. Dr. José Luiz Goldfarb) e Pether Arnoldo Leal Vasquez. E na parte de organização: Centro de Cultura Franco Amapaense, Escola Estadual São José, Grupo de Teatro. Imagem e Cia, Grupos de Estudos Direitos Humanos e Educação Penitenciária (Edmar Sousa das Neves, Lucidea Portal Melo de Carvalho, Maria José de Souza Almeida, Zoar Monteiro de Oliveira), Mesaque Silva Correia, Willian Tavares da Silva e Luiz Antonio Leal da Silva.

Informações para aquisição do livro: eesj.ap@gmail.com ou elianevasquez@gmail.com

Nenhum comentário: