CITAÇÕES PARA REFLETIR

"O meio mais seguro, ainda que o mais difícil, para prevenir os delitos é aperfeiçoar a educação, assunto demasiado vasto e que ultrapassa os limites que me impus. Ainda, ouso dizer que ele está intrinsecamente ligado à natureza do governo, razão para que seja um campo estéril, só cultivado por alguns poucos sábios". (Cesare Beccaria, 2002, 106-07)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Livros: Educação x Prisão

As publicações aos poucos tem surgido sobre a realidade da oferta da educação formal, em nível de ensino fundamental e médio no Sistema Penitenciário Brasileiro. Pesquisadores, militantes da educação e direitos humanos do período de 2007 a 2010, laçaram pode-se se dizer os primeiros livros referente a temática, o que é um marco na historiografia da educação brasileira.






As obras ganham uma significação ímpar na atualidade, já que estamos num momento de visibilidade nacional da oferta da educação nos estabelecimentos penais, seja da educação formal na modalidade Educação de Jovens e Adultos ou da prática da educação não formal em espaços educativos alternativos no interior das prisões no Brasil.

REFERÊNCIA:

CRAIDY, C. M. (Org.). Educação em prisões: direito e desafio. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2010.
ONOFRE, E. M. C. (Org.). Educação escolar entre as grades. São Carlos: Edufscar, 2007.
SILVA, R.; SOUZA NETO, J. C.; MOURA, R. (Org's). Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.
YAMAMOTO, A.; LAGO, N. B.; GONÇALVES, E.; GRACIANO, M.; ASSUMPÇÃO, R. (Org’s). Educação em Prisões. São Paulo: Cereja/Alfasol, 2010.
VASQUEZ, E. L. Sociedade Cativa. Entre Cultura Escolar e Cultura Prisional: Uma incursão pela ciência penitenciária. Rio de Janeiro: CBJE, 2010.

Nenhum comentário: