CITAÇÕES PARA REFLETIR

"O meio mais seguro, ainda que o mais difícil, para prevenir os delitos é aperfeiçoar a educação, assunto demasiado vasto e que ultrapassa os limites que me impus. Ainda, ouso dizer que ele está intrinsecamente ligado à natureza do governo, razão para que seja um campo estéril, só cultivado por alguns poucos sábios". (Cesare Beccaria, 2002, 106-07)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

          Sobre as Teresas: Relato de uma professora


           Ao chegar em 29/09/2009 na portaria da penitenciária, por volta das 7:34h, após a rotina de identificação com o agente penitenciário, ao dirigir-me ao espaço destinado à escola, entre o portão principal e o segundo portão, havia nesse espaço três teresas - essa foi a segunda recepção do dia!
          As teresas são um instrumento artesanal de fuga, feitas pelas comunidade carcerária. Essas teresas eram feitas de pedaços de roupas e punhos de redes. Elas faziam um tipo de trança e eram amarradas com outras. As teresas que vi, tinham a forma de uma escada, sendo que de um lado era de tranças e o outro de madeira de pedaços de ripas, provavelmente recolhidos dos pavilhões.
         As teresas eram coloridas, tinham de 5 a 6 metros de comprimento, e são usadas pela comunidade carcerária como meio de locomoção do muro de um pavilhão a outro e para tentar fugir da penitenciária.
         É a segunda vez que sou recepcionada pelas teresas, no momento que desloco-me para a escola. No dia de hoje, eu entendi que as teresas, são mais uma das manifestações da cultura prisional, a qual é dinâmica e imprevisível a cada semana.



Nenhum comentário: