CITAÇÕES PARA REFLETIR

"O meio mais seguro, ainda que o mais difícil, para prevenir os delitos é aperfeiçoar a educação, assunto demasiado vasto e que ultrapassa os limites que me impus. Ainda, ouso dizer que ele está intrinsecamente ligado à natureza do governo, razão para que seja um campo estéril, só cultivado por alguns poucos sábios". (Cesare Beccaria, 2002, 106-07)

sábado, 7 de maio de 2011

Colação de grau de ensino médio no sistema penitenciário amapaense

Em 06 de maio de 2011, realizou-se a colação de grau do ensino médio da Escola Estadual São José - EESJ, com a participação de (12) doze formandos na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA em Estabelecimento Penal: Denilson Nether Sampaio do Nascimento, Maria José Holanda Maciel, Gilson Silva Cruz, Manoel Pacheco, Lucio Geovanni, Willen Tavares, Zaqueu Gonçalves, Elder Barbosa, Mastson Silva, Rosemari Braga, Marcio Santos e Gilcinei Lima. O referido evento aconteceu no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá, no horário da manhã, com objetivo de realizar a solenidade de Formatura de Colação de Grau do Curso Ensino Médio do ano letivo 2010, organizado pela comissão de formatura da EESJ, a qual oferta curso de ensino fundamental e médio a população carcerária.
Participaram da composição da mesa de abertura do evento, representante da Secretaria de Educação ( Shirlene Correia ), Justiça do Estado do Amapá / Vara de Execução Penal ( Angela Martins ), representante do governador ( Elioneide Cardoso Cruz), diretor da Escola Estadual São José ( Raimundo Aldo Siqueira ), diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá ( Nixon Kennedy Monteiro ), professora homenageada da Escola Estadual São José (Natanilce Silva de Souza), em seguida solenemente apresentarem-se os formandos do ensino médio - EJA, turma concluinte que recebeu o nome de Turma Ana Paula Lima de Oliveira, em reconhecimento aos serviços prestados na sua gestão escolar, familiares dos formandos, corpo docente e técnico, funcionários do instituto penitenciário, membros do Grupo de Estudos Direitos Humanos e Educação Penitenciária (Eliane Leal Vasquez e Lucidea Portal Melo de Carvalho) e servidores públicos que trabalhavam naquele momento na área da segurança e organização do evento.
A Turma Ana Paula Lima de Oliveira iniciou o curso do ensino médio com 43 (quarenta e três) estudantes - EJA, tendo concluindo 27,9% do total de iniciantes regularmente matriculados no ensino médio em 2009. Esse indicador escolar nos indaga quanto às dificuldades para conclusão da formação escolar das pessoas presas, entretanto, sem dúvida alguma, é a constatação de que “A Educação é o ponto fundamental para o desenvolvimento da sociedade, o princípio da inclusão social, o caminho para um futuro digno, respeitador e de cárater, na formação do cidadão”. (Mensagem Inicial do Convite Formandos 2010). Conforme Notícias On Line do GOV-AP (05/05/2011), “segundo dados da Vara de Execução Penal, a maioria dos detentos que chegam à Penitenciária estudou até a 4ª série do ensino fundamental, outros concluíram esta fase, e uma parte bem pequena concluiu o ensino médio”.
Parabéns aos formados pela conclusão do curso do ensino médio e aos servidores públicos (EESJ / IAPEN), que atuaram na gestão escolar, educação e segurança, para que a turma concluinte tivesse acesso à educação formal!

Contato: eesj.ap@gmail.com

Nenhum comentário: