CITAÇÕES PARA REFLETIR

"O meio mais seguro, ainda que o mais difícil, para prevenir os delitos é aperfeiçoar a educação, assunto demasiado vasto e que ultrapassa os limites que me impus. Ainda, ouso dizer que ele está intrinsecamente ligado à natureza do governo, razão para que seja um campo estéril, só cultivado por alguns poucos sábios". (Cesare Beccaria, 2002, 106-07)

terça-feira, 17 de maio de 2011

I Encontro Continental de Docentes e Organizações para a Educação em Contextos de Reclusão


Aconteceu em 12 a 13 de maio de 2011, o I Encontro Continental de Docentes e Organizações para a Educação nos Contextos de Reclusão, em Misiones / Argentina, com a participação de aproximadamente de 150 (cento e cincoenta) participantes e representantes de países, sendo o maior participação de professores que atuam no docência nas escolas instaladas nos estabelecimentos penais, instituições de medida sócio-educativa, entre outras instituições. O evento foi organizado pela Associação de Docentes de Escolas em Cárceres - ADEC, sob os auspícios do Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Social e outras instituições.



Palavras de boas vindas aos participantes pelo presidente da ADEC, Prof. Miguel A. Fagnani
Fonte: ADEC, 2011. (Cedida pelo Prof. Daniel Cano)

As professoras Lucidea Portal Melo de Carvalho e Eliane Leal Vasquez (EESJ / IAPEN) foram as duas participantes do Brasil, as quais tiveram acesso a divulgação do evento por meio do Prof. Daniel Cano, membro da Associação de Docentes de Escolas em Cárceres - ADEC. No segundo dia do evento, as mesmas realizaram uma exposição com o tema: Políticas Públicas para Educação Penitenciária: Panorama do debate atual e sua implantação no Brasil, trabalho colaborativo resultado do Grupo de Estudos Direitos Humanos e Educação Penitenciária - GEDHEP, o qual teve também a participação na sua elaboração e sistematização, os seguintes autores: Edmar Sousa das Neves (EEADC) e Zoar Monteito de Oliveira (IAPEN), todos membros do GEDHEP e servidores públicos do públicos do Estado do Amapá.


Exposição oral do Brasil no evento, 2011.
Fonte: Arquivo pessoal, 2011. (Cedida pela Profa. Marta D'Amore Brown)

A apresentação teve a participação da Profa. Mónica Viviana Estabio, membro da Associação de Docentes de Escolas em Cárceres - ADEC, a qual realizou a tradução simultânea da exposição.
Os demais países que se fizeram presentes e apresentaram exposições sobre a atuação de instituições na educação em contextos de reclusão foram: Argentina, Bolívia, Chile e Peru. Enquanto que Colômbia, Equador, México, Paraguay, Uruguay e Venezuela, manifestaram sua adesão a relevância do referido evento de várias maneiras, as quais foram lidas na abertura do evento.

Alguns momentos de confraternização entre os participantes:




O segundo evento está previsto para daqui a dois anos! :)

Contato: eesj.ap@gmail.com

Nenhum comentário: